IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grupo Positivo planeja IPO de unidade de educação em 2019

15/06/2018 13h01

Por Tatiana Bautzer

SÃO PAULO (Reuters) - O grupo brasileiro Positivo planeja uma oferta pública inicial da unidade de educação para janeiro do próximo ano, disse um executivo sênior à Reuters.

Lucas Guimarães, vice-presidente do Grupo Positivo, afirmou que a companhia ainda não contratou bancos para coordenar a oferta, mas que tem visto elevado interesse de investidores por empresas administrando escolas.

O Positivo tentará evitar o planejamento de uma transação para o segundo semestre do ano, já que Guimarães espera "muita volatilidade" devido às eleições presidenciais programadas para outubro.

A unidade de educação da Positivo será a segunda listagem do grupo brasileiro, que é o acionista controlador da Positivo Tecnologia.

A divisão Positivo Participações detém sete escolas privadas de educação básica, segmento conhecido como K-12, no Paraná e em Santa Catarina, com cerca de 8 mil estudantes.

Sua universidade, com oito campi no Estado do Paraná, tem 40 mil alunos. Os sistemas de ensino da unidade são usados por 867 mil estudantes.

Guimarães afirmou que o Positivo tem observado elevado interesse de investidores na educação básica, enquanto as instituições de ensino superior se deparam com cortes no programa de financiamento do governo.

A Kroton Educacional, maior grupo de ensino superior do país, concordou em desembolsar até 6,3 bilhões de reais pela Somos Educação cerca de dois meses atrás. Na época, a Kroton ofereceu um prêmio de 66 por cento sobre as ações da Somos.

Guimarães se recusou a entrar em detalhes sobre a potencial avaliação da unidade de educação do Grupo Positivo. No ano passado, a divisão teve uma receita de 1,2 bilhão de reais e lucro líquido de 117 milhões de reais.

(Reportagem adicional de Carolina Mandl)