IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Japão piora avaliação sobre confiança do mercado e alerta sobre danos ao crescimento de disputa comercial

19/07/2018 10h18

Por Leika Kihara

TÓQUIO (Reuters) - O Japão piorou sua avaliação sobre a confiança empresarial e alertou que as tensões comerciais globais poderiam prejudicar as perspectivas de recuperação da economia, um sinal de que as autoridades estão cada vez mais preocupadas com os danos que a disputa comercial entre os Estados Unidos e a China pode causar ao crescimento.

Em seu relatório mensal de julho divulgado nesta quinta-feira, o governo manteve intacta sua avaliação pelo sétimo mês consecutivo de que a economia do Japão está "se recuperando a um ritmo moderado".

Mas disse que a confiança empresarial está "quase estável", uma visão mais sombria do que em junho, quando disse que o clima estava melhorando.

A piora ocorreu depois que uma pesquisa do banco central do Japão mostrou que a confiança dos empresários enfraqueceu pelo segundo trimestre consecutivo entre abril e junho, refletindo o nervosismo das empresas em relação às políticas protecionistas do presidente dos EUA, Donald Trump.

O governo acrescentou um alerta no relatório de que é preciso ser "vigilante" sobre o impacto que os atritos comerciais entre os Estados Unidos e a China poderiam ter sobre a economia global.

Atenção também deve ser dada às consequências econômicas das fortes chuvas e inundações que atingiram o oeste do Japão no início deste mês, segundo o relatório.