IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Moeda do Irã amplia queda recorde com aproximação de sanções dos EUA

29/07/2018 11h31

DUBAI (Reuters) - A moeda do Irã caiu para outra mínima recorde neste domingo, caindo abaixo dos 100 mil rials em relação ao dólar enquanto os iranianos se preparam para o dia 7 de agosto, quando os Estados Unidos devem impôr novamente uma série de sanções à sua economia.

Em maio, os Estados Unidos se retiraram de um acordo de 2015 entre potências mundiais e Teerã, pelo qual sanções internacionais sobre o Irã haviam sido levantadas em troca de freios ao programa nuclear do país.

Washington decidiu impôr novamente sanções ao Irã por meio de sua retirada, acusando o país de impôr uma ameaça à segurança, e disse a outros países que eles devem interromper todas as importações de petróleo iraniano a partir de 4 de novembro ou enfrentar medidas financeiras dos EUA.

No domingo, o rial iraniano caiu para 111.500 ante o dólar norte-americano no mercado não-oficial, abaixo de 97.500 rials no sábado, de acordo com o site de câmbio estrangeiro Bonbast.com. Outros sites colocam que o dólar foi cotado entre 108.500 e 116.000 rials.

O rial perdeu cerca de metade de seu valor desde abril por conta da fraca economia, dificuldades financeiras em bancos locais e forte demanda por dólares entre os iranianos, que temem os efeitos das sanções.