IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Investimentos e varejo da China crescem menos que o esperado

14/08/2018 07h33

PEQUIM (Reuters) - O crescimento do investimento em capital fixo da China desacelerou mais do que o esperado, a 5,5 por cento, nos primeiros sete meses do ano, em mais um sinal de perda de força da demanda na segunda maior economia do mundo.

A produção industrial cresceu 6,0 por cento em julho sobre o ano anterior, estável em relação ao mês anterior. Analistas consultados pela Reuters previam que a expansão da produção industrial aceleraria a 6,3 por cento em julho, frente a 6,0 por cento em junho.

A expectativa era de que o crescimento do investimento permanecesse em 6,0 por cento nos primeiros sete meses do ano, em linha com o ritmo de janeiro a junho.

O investimento em ativos fixos do setor privado aumentou 8,8 por cento em janeiro a julho, em comparação com aumento de 8,4 por cento no primeiro semestre, de acordo com dados oficiais divulgados nesta terça-feira.

O investimento privado representa cerca de 60 por cento do investimento total na China.

As vendas no varejo subiram 8,8 por cento em julho sobre o ano anterior, abaixo dos 9,1 por cento esperados e do resultado de junho (+9,0 por cento).

Uma crescente disputa comercial com os Estados Unidos e o aumento dos custos de empréstimos corporativos neste ano levantaram preocupações de que a economia possa estar em risco, com desaceleração mais acentuada do que a esperada.