IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Usinas eólicas têm recorde e atendem quase 100% da demanda no Nordeste, diz Abeeólica

21/08/2018 18h01

SÃO PAULO (Reuters) - As usinas eólicas do Brasil, instaladas principalmente no Nordeste, atingiram um recorde no último domingo, quando produziram por algumas horas energia suficiente para atender praticamente toda a demanda da região, disse nesta terça-feira a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), que representa investidores do setor.

O país possui cerca de 13 gigawatts em parques eólicos, o que representa aproximadamente 8 por cento da capacidade instalada total, em que predominam as usinas hidrelétricas.

Segundo a Abeeólica, a geração eólica no domingo teve uma máxima diária de 8.247 megawatts às 9h28, o que representou cerca de 98 por cento da demanda por energia do Nordeste naquele momento.

"No período de 8h às 10h, a geração eólica atendeu a praticamente 100 por cento da demanda do Nordeste", adicionou a entidade.

A presidente da Abeeólica, Elbia Gannoum, disse que o percentual da carga atendido por energia eólica foi impulsionado pela demanda tipicamente menor em um domingo, mas ressaltou que a fonte tem atingido participação elevada na geração também durante dias úteis.

"Em dias úteis, com demanda mais elevada, já tivemos recordes de geração com atendimento de carga de mais de 70 por cento do Nordeste na média diária. O cenário, portanto, mostra que estamos acumulando recordes de forma consistente", afirmou.

Segundo a associação, 80 por cento das cerca de 6,6 mil turbinas eólicas instaladas no país está no Nordeste.

No período de agosto a setembro, considerado o de ventos mais favoráveis, as usinas da fonte chegaram a responder por cerca de 10 por cento da geração do país em alguns momentos.

(Por Luciano Costa)