Economia da Alemanha cresce 0,5% no 2º tri e alivia riscos comerciais
MACRO-ALEMANHA-PIB:Economia da Alemanha cresce 0,5% no 2º tri e alivia riscos comerciais
Por Joseph Nasr
BERLIM (Reuters) - Todos os setores da economia alemã cresceram no segundo trimestre, com a forte atividade doméstica ajudando a aliviar os riscos às exportações provenientes das incertezas no cenário comercial global.
Os investimentos em construção e os gastos estatais foram os que mais expandiram, ambos a uma taxa de 0,6 por cento sobre o trimestre anterior, e o consumo privado chegou a seis trimestres seguidos de crescimento.
Os dados divulgados nesta sexta-feira pela Agência Federal de Estatísticas confirmaram a estimativa preliminar de crescimento de 0,5 por cento no segundo trimestre sobre os três meses anteriores, bem como a segurança da maior economia da Europa em seus motores domésticos.
As importações aumentaram 1,7 por cento, enquanto as exportações subiram 0,7 por cento, fazendo com que o comércio deduzisse 0,4 ponto percentual do crescimento.
A economia da Alemanha tradicionalmente é dominada pelas exportações, mas a proeminência desse setor tem diminuído nos últimos trimestres, e as disputas comerciais entre Estados Unidos e muitos de seus principais parceiros comerciais podem reduzir ainda mais essa influência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.