Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Via Varejo firma acordo com AirFox para pagamento móvel e banco digital

12/09/2018 16h09

Por Gabriela Mello

SÃO PAULO (Reuters) - A Via Varejo assinou contrato com a AirFox Brasil para desenvolver soluções de pagamento móvel e banco digital, garantindo a opção de comprar até 80 por cento da em até três anos, informou a varejista nesta quarta-feira.

O acordo permitirá aos clientes autenticar e digitalizar faturas, além de pagar carnês da Casas Bahia via aplicativo móvel. Mensalmente, a Via Varejo emite mais de 300 mil carnês dentro das lojas, segundo o comunicado.

"Num primeiro momento, nosso objetivo é digitalizar nosso carnê... Hoje o processo é automatizado, mas ainda leva tempo e a experiência do cliente está longe do ideal", disse à Reuters o diretor de finanças e relações com investidores da Via Varejo, Felipe Negrão.

Ele ressaltou, contudo, que a solução da AirFox também permite o pagamento de contas de água, luz, telefone e internet, bem como recarga instantâneas de celular pré-pago, transferência de crédito e recursos para outros usuários, entre os serviços.

"No longo prazo, a ambição da Airfox é ser um negócio de meios de pagamento, um negócio grande, com potencial de ficar maior que a própria Via Varejo", comentou Negrão.

A varejista oferecerá aos clientes um cartão físico pré-pago anexado ao aplicativo, para aumentar a liquidez dos recursos depositados na carteira virtual do usuário, com o saldo disponível podendo ser usado em transações na Casas Bahia e outros estabelecimentos.

"No fim é um wallet e não muda nada, é pagamento à vista. Não aumenta o risco para companhia", disse o executivo da Via Varejo. Segundo ele, o plano é que dentro de até um ano o cliente possa usar QR code para os pagamentos, em vez do cartão.

Com sede em Boston, a Airfox é subsidiária da CarrierEQ. A startup foi fundada pelo brasileiro Victor Santos e incubada no Laboratório de Inovação de Harvard para dar acesso móvel de capital e serviços financeiros a pessoas desbancarizadas.

Às 16:07, a unit da Via Varejo subia 1,78 por cento, em recuperação após liderar a ponta negativa do Ibovespa mais cedo.

(Edição Paula Arend Laier)