IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Argentina se aproxima de acordo de troca de moedas com China, diz banco central

30/09/2018 13h25

BUENOS AIRES (Reuters) - A Argentina se aproxima de um novo acordo de troca de moedas com a China que adicionará o equivalente a 9 bilhões de dólares às reservas do país sul-americano, disse o banco central argentino neste domingo.

Argentina e China concordaram com um programa de troca de moedas em 2009 para impulsionar as reservas cada vez menores do país sul-americano sob a ex-presidente Cristina Fernandez. No ano passado, o governo de centro-direita do presidente Mauricio Macri e da China concordaram em estender o programa por mais três anos.

A expansão de 9 bilhões de dólares no programa de troca foi relatada pela primeira vez pelo jornal local La Nación. "Uma expansão de 9 bilhões de dólares no 'swap' com a China está praticamente fechada", disse Guido Sandleris, em entrevista ao La Nación publicada neste domingo.

Um porta-voz do banco central confirmou a fala de Sandleris.

O valor sob negociação é superior aos 4 bilhões de dólares reportados pela mídia local em agosto.

Sandleris foi nomeado novo chefe do banco central da Argentina na terça-feira, depois que seu antecessor inesperadamente renunciou no meio de negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI) por um empréstimo de mais de 50 bilhões de dólares.