IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Governo abre consulta pública para leilão de energia em Boa Vista

11/10/2018 17h54

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Ministério de Minas e Energia abriu uma consulta pública, pelo prazo de 15 dias, para receber contribuições sobre as regras e diretrizes para o leilão de suprimento de energia a Boa Vista, Roraima, a partir de 2021, segundo informou em nota nesta quinta-feira.

O objetivo do leilão, disse o ministério em nota, é aumentar a produção de energia elétrica por meio de fontes limpas e renováveis em Roraima, onde há predominância de geração termelétrica a óleo diesel, e também busca "evitar os apagões sucessivos".

O Estado, que está isolado do sistema elétrico brasileiro, recebe energia por meio de uma linha de transmissão que liga o Brasil à Venezuela. Com a falta de manuteção na linha, o Estado já sofreu vários blecautes.

Para dar segurança ao sistema, enquanto medidas adicionais estão sendo planejadas para o futuro, o governo determinou o uso de térmicas.

"As regras previstas na Consulta Pública estimulam o uso misto de fontes e tecnologias, inclusive as de armazenamento", disse o ministério.

"Além disso, o modelo de contratação proposto para o leilão permite a integração com outras soluções que venham a ser implementadas no futuro, como a entrada em operação da Linha de Transmissão Manaus-Boa Vista, bem como a construção da Usina Hidrelétrica de Bem-Querer, em Roraima."

O cadastramento das propostas de soluções de suprimento deverá ser realizado junto à Empresa de Pesquisa Energética (EPE). As contribuições para a consulta pública podem ser enviadas até 25 de outubro.

(Por Marta Nogueira)