IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bank of America tem lucro no 3º tri acima do esperado com corte de gastos e crescimento de empréstimos

15/10/2018 10h07

(Reuters) - O Bank of America relatou um aumento melhor do que o esperado no lucro trimestral nesta segunda-feira conforme o segundo maior banco dos Estados Unidos cortou custos, enquanto a taxa de juros mais alta e o crescimento dos empréstimos ajudaram a compensar menor receita com negociação de títulos.

Como seus pares, o banco se beneficiou dos cortes de impostos do presidente norte-americano, Donald Trump, e de um aumento na taxa de juros. Um mercado de trabalho forte também manteve os empréstimos ruins sob controle e empréstimos saudáveis.

O BofA depende muito de juros mais altos para maximizar seus lucros, uma vez que possui uma grande carteira de depósitos e títulos hipotecários sensíveis à taxa.

A margem financeira com juros - a diferença entre o que um credor ganha com empréstimos e paga sobre depósitos - subiu 6,4 por cento, para 11,87 bilhões de dólares. Os depósitos totais aumentaram quase 5 por cento, para 1,35 trilhão de dólares.

"O crescimento responsável, apoiado por uma sólida economia dos Estados Unidos e um consumidor norte-americano saudável, se combinaram para entregar o maior lucro trimestral antes de impostos na história de nossa empresa", disse em comunicado o presidente-executivo, Brian Moynihan.

O lucro líquido aplicável aos acionistas ordinários aumentou 35 por cento, para 6,7 bilhões de dólares no terceiro trimestre encerrado em 30 de setembro.

Excluindo itens, o banco ganhou 0,67 dólar por ação, superando a estimativa média dos analistas de 0,62 dólar por ação, de acordo com dados I/B/E/S da Refinitiv.

As despesas não relacionadas a juros caíram 2,4 por cento, para 13,07 bilhões de dólares.

(Por Siddharth Cavale)