Noruega e União Europeia pedem que OMC crie painel para discutir tarifas dos EUA sobre aço e alumínio
OSLO (Reuters) - A União Europeia, a Noruega e outros países pediram nesta quinta-feira que a Organização Mundial do Comércio (OMC) crie um painel de resolução de disputas sobre as tarifas de aço e alumínio impostas pelos Estados Unidos.
Os EUA impuseram tarifas de 25 por cento sobre importações de aço e de 10 por cento sobre importações de alumínio, em vigor desde 23 de março, no que o presidente norte-americano, Donald Trump, disse ser uma medida para proteger siderúrgicas dos EUA.
"Acreditamos que a tarifa adicional sobre o aço e o alumínio é contrário às regras da OMC", disse a ministra de Relações Exteriores da Noruega, Ine Eriksen Soereide, em comunicado.
"Portanto, junto com a UE e vários outros, pedimos hoje à OMC que estabeleça um painel de resolução de disputas sobre as tarifas adicionais dos EUA", acrescentou.
A Noruega disse que as consultas iniciais com os EUA não levaram a uma solução satisfatória.
As exportações norueguesas de aço e alumínio nas categorias afetadas por tarifas adicionais chegaram perto de 36 bilhões de coroas norueguesas (4,36 bilhões de dólares) em 2017, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.
"Embora nossas exportações para os EUA de aço e alumínio sejam modestas, este caso é de fundamental importância", disse Soereide. "Uma economia aberta como a Noruega depende do funcionamento multilateral do sistema."
A União Europeia é de longe o maior mercado de aço e alumínio da Noruega.
(Por Nerijus Adomaitis)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.