IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Consultoria Canaplan vê estabilidade em produção de cana na próxima safra do CS

24/10/2018 16h00

(Reuters) - A safra de cana-de-açúcar 2019/20 no centro-sul do Brasil, cujo início é em abril, deverá ser semelhante à atual em termos de produção, com as recentes chuvas contribuindo para atenuar o envelhecimento dos canaviais na principal região canavieira do mundo, disse nesta quarta-feira a Canaplan.

De acordo com a consultoria, que realizou evento em Ribeirão Preto (SP), a tendência é as usinas novamente alocarem maior parcela de cana para a produção de etanol, uma vez que a oferta da Ásia deve pressionar os preços internacionais do açúcar. Além disso, as referências do petróleo tendem a manter a competitividade do álcool frente à gasolina.

Usinas já impulsionaram a fabricação do biocombustível neste ano, com o consumo nacional batendo recorde.

Em nova estimativa, a Canaplan disse que as usinas e destilarias do centro-sul devem fabricar 29 bilhões de litros de etanol no atual ciclo 2018/19, acima dos 26,6 bilhões considerados na previsão anterior, de abril.

Já a produção de açúcar deve ficar em 26,4 milhões de toneladas, de 29,9 milhões projetados previamente.

As estimativas da Canaplan levam em consideração uma moagem de 557 milhões de toneladas de cana em 2018/19, com mix de produção de 36 por cento da oferta de matéria-prima indo para açúcar e o restante para etanol.

(Por José Roberto Gomes, em São Paulo)