IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

GM tem lucro acima do esperado no 3º tri e prevê resultado no topo das expectativas em 2018

31/10/2018 10h06

Por Ben Klayman e Joseph White

DETROIT, Estados Unidos (Reuters) - A General Motors divulgou nesta quarta-feira lucro trimestral muito mais forte do que o esperado e previu que o resultado do ano fique no topo das suas estimativas em razão de forte demanda na América do Norte.

A montadora de Detroit conseguiu aplicar preços maiores, principalmente na América do Norte, o que permitiu compensar custos maiores com commodities. Esses ganhos de preços são "absolutamente sustentáveis", disse a vice-presidente de finanças da GM, Dhivya Suryadevara.

    "Tivemos uma forte execução apesar dos desafios que enfrentamos. Receitas em alta, lucro em alta e margens em alta", disse Suryadevara a repórteres na sede da empresa em Detroit.

    A desaceleração da demanda na China, o maior mercado de automóveis do mundo, começou a prejudicar a indústria automotiva, mas as operações da GM no país conseguiram lucro recorde. Com o aumento das taxas de juros nos EUA e com a região tendo registrado fortes vendas no setor por vários anos, muitos acreditam que a demanda dos EUA também começará a desacelerar.

    A maior montadora de veículos dos Estados Unidos disse que ainda vê um lucro anual na faixa de 5,80 a 6,20 dólares por ação, mas avalia que agora espera terminar no topo da faixa com potencial para terminar ainda mais alto.

    Em julho, a GM reduziu previsão para o ano todo, citando custos mais altos de aço e alumínio devido às tarifas de importação impostas pelo governo do presidente dos EUA, Donald Trump.

    A GM reportou lucro líquido de terceiro trimestre de 2,53 bilhões de dólares, ou 1,75 dólar por ação, comparado a um prejuízo no ano passado de 2,98 bilhões, ou 2,03 dólares por ação. O trimestre do ano passado incluiu um encargo relacionado à Europa.

    Excluindo itens extraordinários, a GM teve lucro de 1,87 dólar por ação no terceiro trimestre, superando as expectativas dos analistas de 1,25 dólar, conforme média de estimativas compilada pela Refinitiv.

     A receita no trimestre subiu 6,4 por cento, para 35,8 bilhões de dólares, acima dos 34,85 bilhões esperados por analistas.