Presidente do Irã prevê aumento do comércio com Iraque apesar de sanções dos EUA
DUBAI (Reuters) - O Irã e o Iraque podem aumentar o seu comércio bilateral anual de 12 bilhões de dólares para 20 bilhões, disse neste sábado o presidente iraniano, Hassan Rouhani, apesar das preocupações sobre o impacto econômico das sanções norte-americanas.
Os comentários de Rouhani, feitos durante visita do presidente do Iraque, Barham Salih, se dão duas semanas depois de os Estados Unidos retomarem as sanções econômicas contra o Irã.
"Com esforços bilaterais, podemos aumentar esse número (do comércio entre os dois países) para 20 bilhões (de dólares) num futuro próximo", disse Rouhani em declarações transmitidas pela TV estatal iraniana.
"Conversamos sobre comércio em eletricidade, gás, produtos petrolíferos e atividades de exploração e extração de petróleo", afirmou Rouhani.
Autoridades iraquianas disseram à Reuters na semana passada que o Iraque tinha concordado em vender alimentos em troca de fornecimento de gás e de energia iranianos.
Autoridades do comércio iraniano negaram que qualquer esquema de alimentos para gás possa ser estabelecido, já que o Irã é um exportador líquido de alimentos para o Iraque.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.