IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Plantio de soja no Brasil vai a 89% da área, lavouras se desenvolvem bem, diz AgRural

23/11/2018 16h26

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio da safra de soja 2018/19 no Brasil alcançou nesta semana 89 por cento dos 35,8 milhões de hectares estimados, ante 84 por cento nesta época na temporada passada, informou a AgRural nesta sexta-feira, reiterando que algumas partes do país podem ter colheita já no próximo mês, com a antecipação do trabalhos.

A semeadura desta temporada é a mais rápida já registrada na série histórica, graças às condições favoráveis em praticamente todo o país, o maior exportador global da commodity.

Considerando uma média de cinco anos, o indicador de plantio para esta época é de 78 por cento no país, segundo a consultoria.

Em Mato Grosso, o maior Estado produtor, os trabalhos foram praticamente concluídos, com 99,5 por cento da área já plantada, e as lavouras se desenvolvem bem graças às chuvas frequentes e aberturas de sol.

A consultoria destacou que no médio-norte e no oeste mato-grossense, as lavouras devem estar prontas para a colheita já no fim de dezembro, reafirmando informação dada à Reuters no início deste mês.

No Paraná, segundo maior produtor do país, o plantio chegou a 95 por cento da área, um ponto percentual abaixo do registrado no ciclo passado.

"As lavouras (paranaenses) se desenvolvem bem, mas agora há certa preocupação justamente em razão da queda dos termômetros, que pode resultar em desenvolvimento mais lento das plantas", disse a AgRural em seu relatório semanal, destacando a previsão de chuvas e temperaturas mais baixas nos próximos dias.

Na fronteira agrícola do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a semeadura também transcorre em bom ritmo, com produtores de olho na perspectiva de chuvas em bom volume na virada de mês.

Partes do Tocantins, disse a AgRural, precisam de precipitações "com urgência" após dias mais secos --por lá, 62 por cento da área já foi semeada.

A AgRural destacou ainda avanço dos trabalhos no Rio Grande do Sul (77 por cento), Minas Gerais (94 por cento) e Goiás (98 por cento), onde alguns produtores esperam iniciar a colheita em 10 de janeiro.

Em São Paulo, as atividades de campo foram concluídas.

MILHO

O semeio da primeira safra de milho no centro-sul do Brasil chegou a 97 por cento da área total estimada, contra 71 por cento da área em 2017 e 80 por cento na média de cinco anos.

Faltando apenas a conclusão do plantio em São Paulo, Minas Gerais e Goiás, as plantações se desenvolvem bem e a perspectiva é de uma boa safra, informou a consultoria.

(Por Isabel Marchenta)