IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Quarles, do Fed, será chair do Financial Stability Board

26/11/2018 12h56

Londres (Reuters) - Randal Quarles, do Federal Reserve, foi nomeado chair do Financial Stability Board, disse o organismo regulador internacional nesta segunda-feira.

Ele substituirá o presidente do Banco da Inglaterra, Mark Carney, a partir de dezembro quando ele deixa o FSB, um organismo que tem coordenado novas regras bancárias para o Grupo dos 20 desde a crise financeira global há uma década.

O FSB disse que Klaas Knot, presidente do banco central holandês, foi nomeado vice-chair e vai suceder Quarles, em três anos, por um período de três anos.

Quarles foi nomeado pelo presidente Donald Trump como o primeiro chefe de supervisão bancária do Fed no ano passado.

Fontes da área regulatória disseram que a nomeação da dupla transatlântica, noticiada primeiro pela Reuters, é vista pelos europeus como uma ajuda para manter Washington totalmente engajado no FSB, dando ao mesmo tempo um papel influente para a Europa.

Quarles disse que o trabalho do FSB continua relevante uma década depois da crise financeira.

Reguladores europeus ficaram alarmados quando Trump pediu a reguladores dos EUA uma revisão das regulações pós-crise, com um olho no estímulo a empréstimos e incentivo à economia.

Mas o Fed sob Quarles e o chair Jerome Powell tem adotado largamente um curso moderado, se movendo para refinar e elaborar regulações pós-crise em linha com os perfis de risco das firmas.

Sentindo que muitos governos desejam uma pausa na forte rodada de regras que se seguiu à crise financeira, o FSB já sinalizou uma mudança na rota e na velocidade.

"Randy e Klaas vão fornecer uma liderança forte e continuidade conforme o FSB gira em direção à implementação e avaliação de reformas pós-crise, e enfrentamento de vulnerabilidades que emergem no sistema financeiro global", disse Carney, em um comunicado do FSB.

(Por Huw Jones)