IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Energisa assume distribuidora da Eletrobras no Acre e prevê investir R$228 mi em 2019

07/12/2018 16h15

SÃO PAULO (Reuters) - A Energisa assume a partir desta sexta-feira a responsabilidade pela operação da Eletroacre, distribuidora de eletricidade no Acre que antes pertencia à Eletrobras, na qual pretende investir 228 milhões de reais em 2019, afirmou a companhia nesta sexta-feira.

O aporte previsto pela Energisa, que venceu leilão de privatização da estatal em agosto, representa mais de quatro vezes o que foi investido pela Eletroacre em 2017 e três vezes os valores desembolsados pela empresa em 2016, segundo o grupo, que agora passa a operar 11 distribuidoras no país.

No mês passado, a elétrica já havia assumido as operações da Ceron, empresa da Eletrobras em Rondônia, adquirida no mesmo leilão de privatização realizado pela estatal federal.

A Energisa pagou um valor simbólico de cerca de 50 mil reais por cada distribuidora, associado a obrigações de aportes de recursos nas deficitárias empresas e investimentos.

O aporte na Eletroacre, previsto no edital da privatização, será de 239 milhões de reais.

"Implementaremos, no Acre, um grande programa de transformação e entregaremos uma energia de qualidade ao Estado, permitindo que a economia regional cresça com mais segurança no fornecimento. Nosso objetivo é tornar a Eletroacre uma das melhores do país", disse em nota o presidente da Energisa, Ricardo Botelho.

Na Ceron, o aporte da Energisa foi de 254 milhões de reais, que poderão chegar a 282 milhões, enquanto o investimento previsto em 2019 é de 470 milhões de reais.

(Por Luciano Costa)