PUBLICIDADE
IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

Exportação de petróleo do Irã aumentou desde início de novembro, diz presidente

11/12/2018 14h53

GENEBRA (Reuters) - As exportações de petróleo iranianas aumentaram no começo de novembro, disse o presidente do Irã, Hassan Rouhani, em declaração exibida ao vivo na TV estatal nesta terça-feira.

Os Estados Unidos estabeleceram sanções sobre a indústria petrolífera do Irã no começo de novembro e autoridades norte-americanas disseram que queriam zerar as exportações do país.

As tensões entre os EUA e o Irã começaram depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, saiu do acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano em maio.

Trump disse que o acordo era falho, já que não incluía limites ao desenvolvimento iraniano de mísseis balísticos ou seu suporte na Síria, no Iêmen, Líbano e Iraque.

"O objetivo dos norte-americanos era bloquear as nossas exportações de petróleo. Eu quero dizer francamente ao nosso povo que as nossas exportações de petróleo aumentaram em grau depois (de 4 de novembro)", disse Rouhani. "Então, os norte-americanos não obtiveram sucesso na questão do petróleo."

Os EUA também não conseguiram evitar que a Opep cortasse a produção, disse Rouhani.

(Por Babak Dehghanpisheh)