Exportação de petróleo do Irã aumentou desde início de novembro, diz presidente
GENEBRA (Reuters) - As exportações de petróleo iranianas aumentaram no começo de novembro, disse o presidente do Irã, Hassan Rouhani, em declaração exibida ao vivo na TV estatal nesta terça-feira.
Os Estados Unidos estabeleceram sanções sobre a indústria petrolífera do Irã no começo de novembro e autoridades norte-americanas disseram que queriam zerar as exportações do país.
As tensões entre os EUA e o Irã começaram depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, saiu do acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano em maio.
Trump disse que o acordo era falho, já que não incluía limites ao desenvolvimento iraniano de mísseis balísticos ou seu suporte na Síria, no Iêmen, Líbano e Iraque.
"O objetivo dos norte-americanos era bloquear as nossas exportações de petróleo. Eu quero dizer francamente ao nosso povo que as nossas exportações de petróleo aumentaram em grau depois (de 4 de novembro)", disse Rouhani. "Então, os norte-americanos não obtiveram sucesso na questão do petróleo."
Os EUA também não conseguiram evitar que a Opep cortasse a produção, disse Rouhani.
(Por Babak Dehghanpisheh)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.