IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC da Rússia eleva taxa de juros e planeja retomar compras de moedas estrangeiras

14/12/2018 09h13

Por Andrey Ostroukh e Maria Kiselyova

MOSCOU (Reuters) - O banco central russo elevou a taxa básica de juros para 7,75 por cento nesta sexta-feira, respondendo ao aumento da inflação e à pressão sobre o rublo, que deve crescer depois que o banco anunciou que retomará as compras de moedas estrangeiras para reservas estatais.

Em uma pesquisa da Reuters, a maioria dos especialistas disse esperar que o banco central mantivesse a taxa de juros inalterada esta semana, apesar de um número significativo ter previsto um aumento.

"A decisão tomada é de natureza proativa e visa limitar os riscos de inflação que permanecem elevados, especialmente no período de curto prazo", disse o banco central.

O aumento dos juros foi o segundo neste ano, depois que uma queda no rublo obrigou o banco central a reverter um ciclo de afrouxamento monetário em setembro e elevar os juros pela primeira vez desde 2014.

O banco central disse que a inflação, seu principal alvo, estava acelerando mais rápido do que o esperado. O banco disse que a inflação pode ultrapassar sua meta de 4 por cento já neste ano, impulsionada pelo enfraquecimento do rublo e pelo aumento planejado do imposto sobre valor agregado a partir de 2019.

As condições do mercado financeiro, no entanto, estabilizaram recentemente, permitindo a retomada das compras regulares em moeda estrangeira a partir de 15 de janeiro, disse o banco.

O rublo reduzia as perdas, passando para 66,39 contra o dólar dos níveis de 66,44 vistos pouco antes da decisão do banco central.