IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Minério de ferro toca máxima de 4 semanas na China por queda em estoques

17/12/2018 10h07

PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro na China subiram para uma máxima em quatro semanas nesta segunda-feira, impulsionados por uma oferta apertada em meio a menores estoques nos portos e com expectativas de demanda de usinas de aço por uma recomposição de seus estoques antes da temporada de festas.

O contrato de referência do minério de ferro na bolsa de Dalian chegou a subir 2,3 por cento, para 492 iuanes (71,30 dólares) por tonelada, nível não visto desde 22 de novembro, antes de fechar em alta de 1,6 por cento, a 488,50 iuanes por tonelada.

O material, utilizado na fabricação do aço, viu os estoques em portos chineses subirem em 900 mil toneladas na semana passada, para 137,1 milhões de toneladas nesta segunda-feira, segundo dados da consultoria SteelHome, um nível 4,5 por cento inferior ao visto há um ano atrás.

"Com menores embarques de mineradoras... os fundamentos do minério de ferro melhoraram bastante", disseram analistas da Huatai Futures em nota, adicionando que as usinas de aço devem em breve começar a recompor estoques às vésperas do feriado de Ano Novo Chinês.

"Os preços do minério de ferro devem subir junto com uma retomada nos preços do aço", afirmaram.

Os estoques de minério de ferro importado em 64 usinas de aço através da China acompanhadas pela consultoria Mysteel caíram na semana passada para o menor nível desde o início de novembro de 2017.

Analistas, no entanto, alertam que o fortalecimento de medidas ambientais poderia conter a demanda por minério de ferro no curto prazo.

Os futuros do contrato mais ativo do aço na bolsa de Xangai chegaram a subir 1,3 por cento nesta segunda-feira, tocando o maior nível desde 6 de dezembro, mas depois devolveram ganhos e fecharam em alta de 0,2 por cento, a 3.435 iuanes por tonelada.