IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Vendas de moradias usadas nos EUA sobem inesperadamente em novembro

19/12/2018 13h42

WASHINGTON (Reuters) - As vendas de moradias usadas dos Estados Unidos subiram de forma inesperada em novembro, mas registraram sua maior queda anual em 7 anos e meio, contribuindo com outros dados que pintam uma perspectiva difícil para o mercado imobiliário.

A Associação Nacional de Corretores disse nesta quarta-feira que a venda de moradias usadas em novembro cresceu 1,9 por cento para uma taxa anual de 5,32 milhões, com ajuste sazonal. Foi o segundo mês seguido de expansão.

Economistas consultados pela Reuters previam que as vendas de moradias usadas iriam registrar uma queda de 0,6 por cento, para um ritmo de 5,20 milhões em novembro. A venda de moradias usadas, que representam cerca de 90 por cento do total de vendas de imóveis nos EUA, caiu 7,0 por cento em novembro na comparação anual, a maior queda desde maio de 2011.

As vendas de moradias usadas caíram 2,3 por cento nos primeiros 11 meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.

O mercado imobiliário tem sido limitado por maiores taxas de hipoteca, assim como pela escassez de terras e de mão-de-obra, o que tem resultou em estoques apertados. Embora a inflação dos preços de habitação tenha desacelerado significativamente, ela continua a ultrapassar o crescimento dos salários, deixando de lado alguns compradores de casas pela primeira vez.

Há preocupações de que a fraqueza persistente do mercado possa se espalhar para a economia em geral, que continua a ser reforçada por gastos fortes de consumidores.

Não se espera que a desaceleração do mercado imobiliário desencoraje o Federal Reserve a elevar as taxas de juros quando as autoridades concluírem os dois dias de reunião sobre política monetária nesta quarta-feira.

O banco central dos EUA aumentou os juros três vezes este ano. A taxa fixa de hipoteca de 30 anos subiu mais de 60 pontos básicos neste ano, para 4,63 por cento, de acordo com dados da agência de financiamento hipotecário Freddie Mac.

No mês passado, as vendas de moradias usadas aumentaram no Nordeste, no Centro-Oeste e no populoso sul. Elas caíram no oeste, provavelmente afetadas pelos incêndios florestais na Califórnia.

(Por Lucia Mutikani)