IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Futuro ministro da Cidadania anuncia nomes para Desenvolvimento Social, Cultura e Esportes

20/12/2018 16h36

BRASÍLIA (Reuters) - O futuro ministro da Cidadania, Osmar Terra, anunciou nesta quinta-feira os nomes para chefiar três áreas, antes ministérios autônomos, submetidas à pasta: Desenvolvimento Social, Cultura e Esportes.

"Os três nomes têm experiência nas suas áreas e a minha confiança para realizarem um excelente trabalho no Ministério da Cidadania", afirmou o futuro ministro em nota.

Para o Desenvolvimento Social, Terra escolheu o deputado federal e líder da maioria na Câmara, Lelo Coimbra (MDB-ES). Presidente do MDB em seu Estado, deputado estadual por dois mandatos e federal por três, Lelo não foi reeleito para a Câmara em 2019. O novo secretário é médico sanitarista e já chefiou a Secretaria de Educação do Espírito Santo.

Já o professor de Educação Física, paraquedista e ex-atleta da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), general da reserva Marco Aurélio Vieira, ficará responsável pela Secretaria de Esportes. Atualmente consultor em organização e segurança de eventos esportivos, o militar foi diretor-executivo de Operações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e participou do planejamento e execução do revezamento da Tocha Olímpica.

Henrique Medeiros Pires, chefe de gabinete do Ministério do Desenvolvimento Social desde 2016, assumirá a Secretaria de Cultura. Graduado em Estudos Sociais pelo Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel - RS), Pires dirigiu o Departamento de Arte e Cultura da instituição e atuou na criação dos cursos superiores de Cinema e Animação e Teatro. O novo secretário já comandou secretaria municipal de Cultura e foi dirigiu instituições relacionadas à área.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)