IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar sobe ante real seguindo exterior

21/12/2018 11h03

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava em alta nesta sexta-feira, acompanhando a recuperação da moeda norte-americana no exterior com operadores cautelosos diante da ameaça de paralisação parcial do governo dos Estados Unidos, em dia de nova atuação do Banco Central no mercado.

Às 13:18, o dólar avançava 0,28 por cento, a 3,8629 reais na venda. Na mínima, a moeda foi a 3,8443 reais e na máxima, 3,8766 reais. O dólar futuro tinha alta de cerca de 0,7 por cento.

"O exterior está fazendo bastante preço, o dólar lá fora bem forte, mais forte do que ontem e o dólar aqui vai respondendo à pressão", disse Ricardo Gomes da Silva Filho, operador de câmbio da Correparti Corretora.

"A tendência do mercado é ficar até um certo ponto lateral, sem expectativas de mudanças de patamar no dólar, ainda mais com o BC entrando com leilão de linha novamente e estabelecendo teto para o dólar por aqui."

O BC realizou nesta sexta-feira mais um leilão de venda de dólares com compromisso de recompra, o quinto em dezembro, no valor de 1 bilhão de dólares, com o objetivo de prover liquidez aos agentes durante tradicional período de saída de recursos do país no fim do ano.

A autoridade monetária fez também nesta sessão o último leilão de swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares, vendendo integralmente a oferta de 13,835 mil contratos e rolando integralmente o total de 10,373 bilhões de dólares que vencem em janeiro.

No exterior, o índice do dólar contra a cesta de seis outras principais divisas globais avançava. A moeda norte-americana também ganhava força contra divisas emergentes como o peso mexicano e a lira turca .

O financiamento de agências governamentais dos Estados Unidos corre o risco de ser interrompido por uma disputa orçamentária envolvendo o presidente Donald Trump e republicanos da Câmara dos Deputados contra democratas devido à aprovação de recursos para construção de um muro na fronteira com o México. [nL1N1YQ08Y][nL1N1YQ0DU]

(Por Iuri Dantas)