IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC da China promete política monetária prudente e iuan mais estável

27/12/2018 11h15

PEQUIM (Reuters) - O banco central da China disse nesta quinta-feira que vai manter uma política monetária prudente e a moeda chinesa estável, enquanto oferece liquidez "razoavelmente ampla" ao mercado.

Um comunicado depois de uma reunião trimestral de seu comitê de política monetária não incluiu o "neutro" usado anteriormente para descrever a política chinesa - uma omissão que pode indicar um viés maior de flexibilização em um momento em que o crescimento está desacelerando.

Além disso, a última declaração não incluiu uma referência à campanha de desalavancagem da China. Há três meses, o Banco do Povo da China disse que vai controlar a intensidade e o ritmo de sua campanha de desalavancagem estrutural.

"Uma política monetária prudente deve ser mais focada e não deve ser nem muito apertada nem muito solta", disse o banco central na declaração divulgada em seu site nesta quinta-feira.

"(A China) tornará a política monetária mais voltada para o futuro, flexível e direcionada", afirmou.

Analistas de mercado esperam que o banco central mantenha a política relativamente flexível para apoiar a desaceleração da economia chinesa, uma vez que o país lida com os atritos comerciais com os EUA e com a pressão de uma campanha de desalavancagem de vários anos.

Os principais líderes da China disseram em uma reunião econômica anual neste mês que aumentarão o apoio à economia em 2019, cortando impostos e mantendo a liquidez ampla, à medida que o crescimento deve diminuir ainda mais no ano que vem.