IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Não sequestrem o Brexit, alerta ministro a parlamento britânico

20/01/2019 11h01

Por Elizabeth Piper

LONDRES (Reuters) - O parlamento britânico não pode sequestrar o Brexit, disse o ministro do Comércio, Liam Fox, neste domingo, em um alerta aos legisladores que querem ter mais controle sobre a saída do Reino Unido da União Europeia.

Faltando apenas algumas semanas para que o Reino Unido deixe a UE, a primeira-ministra Theresa May retornará ao parlamento na segunda-feira para definir como pretende tentar romper o impasse do Brexit depois que seu acordo foi rejeitado pelos legisladores na semana passada.

Ela também falará aos ministros ainda neste domingo em uma teleconferência, disse uma fonte do governo, enquanto lida com visões conflitantes para o futuro do Brexit, passando por um segundo referendo ou mesmo permanência na UE.

O tempo está se esgotando para o Brexit, a maior mudança da política externa e comercial do Reino Unido em mais de 40 anos, mas até agora há pouco que una um parlamento dividido além de sua rejeição ao acordo de May, que prevê estreitos laços econômicos com a UE.

Fox, um defensor do Brexit, disse ao programa Andrew Marr Show, da BBC, que o acordo de "divórcio" com a UE ainda é o melhor possível e advertiu os legisladores contra a tentativa de assumir mais controle sobre a saída da Reino Unido.

"O Parlamento não tem o direito de sequestrar o processo Brexit porque o parlamento disse ao povo deste país: 'nós fazemos um contrato com você, você tomará a decisão e nós honraremos'", disse Fox.