Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Verizon descarta alta do lucro em 2019, tem receita abaixo das estimativas no 4º tri

29/01/2019 14h02

Por Sheila Dang e Akanksha Rana

BANGALORE/NOVA YORK (Reuters) - A Verizon deu nesta terça-feira previsão de lucro para 2019 que desagradou investidores, e ficou aquém das estimativas de receita do quarto trimestre, apesar de superar expectativas para o lucro.

A operadora norte-americana de telecomunicações previu que o lucro ajustado por ação deste ano será similar ao de 2018, e que espera um crescimento percentual de um dígito baixo para a receita total do ano.

O diretor financeiro da Verizon, Matt Ellis, disse na conferência com analistas que a empresa espera que o aumento do lucro por ação seja reduzido em 0,24 dólar, para 0,28, devido a uma taxa efetiva mais alta de impostos e mais despesas com juros.

Ellis disse que os negócios da Verizon ainda são fortes o suficiente para compensar "itens não operacionais" e equilibrar o mesmo lucro por ação de 2018.

Ainda assim, Craig Moffett, analista da MoffettNathanson, disse que a perspectiva da Verizon de lucro estável pode causar preocupação dos investidores, dada a força da economia dos EUA.

A receita operacional total subiu 1 por cento, para 34,28 bilhões de dólares no quarto trimestre, abaixo da estimativa média dos analistas de 34,4 bilhões, segundo dados da Refinitiv.

A companhia previu aumento nos investimentos em 2019 para a faixa de 17 bilhões a 18 bilhões de dólares, incluindo a expansão do lançamento comercial da tecnologia 5G, ante 16,7 bilhões de dólares no ano passado.

A Verizon, que tem 118 milhões de clientes de telefonia celular, informou que adicionou 653 mil assinantes pós-pagos no quarto trimestre, superando a estimativa média de 355,6 mil, segundo a empresa de pesquisas FactSet.

O lucro líquido atribuível à empresa caiu para 1,94 bilhão de dólares, ou 0,47 dólar por ação, ante 18,78 bilhões de dólares, ou 4,56 dólares por ação, um ano antes, quando registrou um impacto positivo extraordinário de 16,8 bilhões de dólares gerado pela reforma tributária nos EUA.

Excluindo eventos não recorrentes, a Verizon lucrou 1,12 dólar por ação, acima da estimativa média de 1,09 por ação, segundo dados da IBES Refinitiv.