IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EXCLUSIVO-Dalian, na China, proíbe importações de carvão da Austrália, diz fonte

21/02/2019 15h18

PEQUIM (Reuters) - A alfândega do porto de Dalian, no norte da China, baniu importações de carvão australiano e limitará as importações gerais do produto, de todas as fontes, até o final de 2019, em 12 milhões de toneladas, disse um funcionário do Dalian Port Group à Reuters nesta quinta-feira.

O banimento indefinido sobre as importações do principal fornecedor, a Austrália, em vigor desde o início de fevereiro, vem conforme importantes portos em outros locais da China prolongam o período de manipulação do carvão australiano para ao menos 40 dias.

Os laços da Austrália com a China se deterioraram desde 2017, quando Canberra acusou a China de interferir em seus assuntos domésticos. As tensões se ampliaram novamente no mês passado, após a Austrália rescindir o visto de um proeminente empresário chinês, poucos meses após barrar a gigante chinesa de telecomunicações Huawei de fornecer equipamentos para sua rede 5G de banda larga.

O carvão gera o maior ganho em exportações da Austrália , e o dólar australiano caiu mais de 1 por cento por temores de que o banimento de Dalian possa ferir a já lenta economia do país.

Perguntado se a proibição está relacionada a tensões bilaterais, Geng Shuang, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, declarou a repórteres nesta quinta-feira que as alfândegas estavam inspecionando e testando importações de carvão por segurança e qualidade.

(Por Meng Meng, Muyu Xu e Dominique Patton, com reportagem adicional de Michael Martina em Pequim, Tom Westbrook em Sidney e Melanie Burton em Melbourne)