IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ilan diz que crescimento depende de vários fatores, incluindo reforma da Previdência

Marcela Ayres

21/02/2019 19h45

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, disse nesta quinta-feira que o crescimento econômico do país depende de vários fatores e citou a reforma da Previdência como iniciativa importante no âmbito fiscal, um dia após o governo apresentar a proposta que endurece as regras para aposentadoria.

Durante evento no Centro de Debates de Políticas Públicas (CDPP), ele destacou que a recuperação sustentável da economia depende da continuidade das reformas e ajustes e que a redução da incerteza e melhoria da confiança são condições necessárias à recuperação sustentável, conforme apresentação no site do BC.

Ilan, que deve deixar o comando da autoridade monetária em breve, também avaliou que a direção da política econômica e atuação do BC proporcionaram inflação em torno da meta e expectativas ancoradas, além de taxas de juros em níveis historicamente baixos.

Ele também citou como frutos da atuação do BC um processo gradual de recuperação da economia e a redução no custo e recuperação do mercado de crédito.

Ilan será substituído pelo indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, Roberto Campos Neto, que será sabatinado pelo Senado Federal na próxima terça-feira. A expectativa é que Campos Neto tome posse antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária, que ocorrerá em 19 e 20 de março.

Em suas últimas mensagens, Ilan tem sinalizado que só a lenta atividade econômica não será suficiente para abrir espaço para eventual queda da taxa básica de juros, estacionada há quase um ano em 6,5 por cento ao ano.

Nesta quinta, ele reiterou que o cenário externo segue desafiador, mas com alguma redução do perfil de riscos.