IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Senado aprova indicação de Flávia Perlingeiro para diretoria da CVM

26/02/2019 17h57

BRASÍLIA (Reuters) - O Senado aprovou nesta terça-feira a indicação da advogada Flávia Perlingeiro para diretora da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Servidora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Flávia foi indicada pelo governo para substituir Pablo Renteria. O nome dela foi aprovado em plenário por 56 votos a 6. O nome dela já tinha sido aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

CRIPTOMOEDAS

Tendo de pano de fundo a autorização pela CVM para que fundos possam investir indiretamente em moedas digitais no exterior, o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) questionou a indicada sobre a criptomoedas, que ele vê como caminho facilitador para a lavagem de dinheiro.

Flávia disse que as moedas digitais são negociadas em plataformas fiscalizadas pelos reguladores, administradores e auditores independentes desses fundos. "Isso pode ser um mitigador desse risco de lavagem, mas estamos todos atentos a essa questão", respondeu.

A futura diretora da CVM é formada pela PUC-Rio, fez pós-graduação em câmbio e operações financeiras com o exterior na Fundação Getulio Vargas (FGV), e mestrado em direito corporativo na Universidade de Nova York.

Com advogada, assessorou empresas na captação de recursos no mercado. Atuou ainda na área jurídica e na área de mercados de capitais no BNDES. Desde 2010, é professora na FGV.

(Por Paula Arend Laier)