IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cooxupé vê colheita de café antecipada em até 15 dias após calor em janeiro

27/02/2019 15h01

Por José Roberto Gomes

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de café na área de atuação da Cooxupé deve se iniciar em torno de 15 dias antes do usual após o forte calor em dezembro e, principalmente, em janeiro adiantar a maturação, afirmou nesta quarta-feira à Reuters o presidente da maior cooperativa do setor no Brasil.

"A temperatura muito alta em janeiro pode comprometer a produção de 2019. Com esse calor, vai ter de adiantar a colheita, porque o grão amadurece mais rápido", destacou Carlos Paulino da Costa, por telefone.

Geralmente, os cooperados da Cooxupé, cuja sede é em Guaxupé (MG), iniciam a colheita entre maio e junho, a depender da área. Mas neste ano devem começar "10 a 15 dias" antes por causa da maturação adiantada.

A Cooxupé, que trabalha somente com café arábica, atua no Sul de Minas Gerais, Cerrado Mineiro e São Paulo.

Segundo Paulino, a expectativa de uma colheita antecipada não deve afetar o ritmo vendas da cooperativa, em um ano de baixa de produção no Brasil, dada a bienalidade negativa do arábica, principal variedade cultivada no país.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra total de café deste ano pode cair 18 por cento ante o recorde do ano anterior, mas ainda assim ser uma das maiores já registradas.

Nesse cenário, a Cooxupé prevê comercializar um volume de café cerca de 1 milhão de sacas maior em 2019, perto de 6,1 milhões de sacas, graças a estoques remanescentes do ano passado, disse Paulino da Costa.

O volume considera mercado interno, torrefação e exportações --estas estimadas em 4,6 milhões de sacas para 2019, alta de 18 por cento na comparação anual e mais de 10 por cento de tudo o que o Brasil embarca.

Ainda de acordo com ele, a Cooxupé prevê receber de seus cooperados 4,4 milhões de sacas de café neste ano, contra 4,9 milhões em 2018, em um reflexo direto da perspectiva de menor safra.

(Por José Roberto Gomes)