IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolsas dos EUA fecham em baixa após dados fracos do mercado de trabalho

08/03/2019 18h45

NOVA YORK (Reuters) - Os principais índices de ações de Wall Street caíram pela quinta sessão seguida nesta sexta-feira e registraram as maiores quedas semanais desde que o final de 2018, após um fraco relatório de emprego nos EUA ampliar preocupações sobre a economia global.

O Dow Jones caiu 0,09 por cento, para 25.450 pontos. O S&P 500 perdeu 0,21 por cento, a 2.743 pontos. O Nasdaq caiu 0,18 por cento, para 7.408 pontos.

Mas as perdas foram reduzidas no final do dia, com os investidores reavaliando o relatório de emprego e considerando se a recente queda do mercado está acabando.

A geração de emprego nos EUA quase estagnou em fevereiro, com a economia criando apenas 20 mil vagas, em mais um sinal de forte desaceleração econômica no primeiro trimestre. Os ganhos da folha de pagamento informados pelo Departamento do Trabalho foram os mais fracos desde setembro de 2017.

O número alimentou temores, também reforçados por uma queda acentuada nas exportações chinesas e após o Banco Central Europeu reduzir previsões de crescimento na véspera.

"As pessoas estão preocupadas com o relatório de empregos e com o crescimento global e isso está empurrando os mercados para baixo", disse Brent Schutte, estrategista-chefe de investimentos da Northwestern Mutual Wealth Management.

Mas as ações terminaram bem acima das mínimas da sessão, com os investidores notando que o relatório de empregos foi afetado pelos efeitos sazonais e pela paralisação do governo federal.

"À medida que as pessoas se afastam das manchetes, dizem: 'Ei, este é apenas um relatório. A economia provavelmente não está tão fraca quanto o relatório sugere", disse Keith Lerner, estrategista-chefe da SunTrust Advisory Services.

(Reportagem de Lewis Kruaskopf)