IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vendas no varejo dos EUA sobem em janeiro

11/03/2019 09h43

WASHINGTON (Reuters) - As vendas no varejo dos Estados Unidos subiram inesperadamente em janeiro, impulsionadas pelo aumento nas compras de materiais de construção e gastos discricionários, embora o dado de dezembro tenha sido revisado para um número bem mais fraco.

O Departamento do Comércio informou nesta segunda-feira que as vendas no varejo subiram 0,2 por cento. O dado de dezembro passou a mostrar queda de 1,6 por cento, em vez do recuo de 1,2 por cento divulgado anteriormente.

O resultado de dezembro foi o mais fraco desde setembro de 2009, quando a economia estava saindo da recessão.

Economistas consultados pela Reuters projetavam que as vendas varejistas ficariam inalteradas em janeiro. Na comparação com janeiro do ano anterior, as vendas aumentaram 2,3 por cento.

A divulgação do relatório de janeiro foi adiado pela paralisação parcial de 35 dias do governo federal, que terminou em 25 de janeiro. O relatório de fevereiro das vendas no varejo, cuja publicação estava marcada para quinta-feira, sairá em 1º de abril.

Excluindo automóveis, gasolina, materiais de construção e serviços de alimentação, as vendas no varejo subiram 1,1 por cento em janeiro após queda revisada em dezembro de 2,3 por cento. O chamado núcleo das vendas no varejo corresponde mais de perto ao componente de gastos do consumidor do Produto Interno Bruto (PIB).

(Reportagem de Lucia Mutikani)