IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grupo Boticário mira crescer pelo menos 7% em receita bruta em 2019, diz presidente

13/03/2019 17h30

Por Gabriela Mello

SÃO PAULO (Reuters) - O Grupo Boticário planeja elevar em pelo menos 7 por cento o faturamento bruto em 2019, mantendo o nível de crescimento apurado em 2018, disse nesta quarta-feira o presidente da fabricante de cosméticos e perfumaria, Artur Grynbaum.

“Achamos isso factível de ser realizado com o cenário colocado hoje, mas esse otimismo pode ser reforçado pelo andamento da conjuntura macroeconômica”, afirmou o executivo a jornalistas.

No ano passado, a empresa faturou 13,2 bilhões de reais em termos brutos. Considerando as operações da Vult, adquiriras pelo Grupo Boticário em março de 2018, a receita bruta chegou a 13,7 bilhões de reais. A companhia tem entre seus principais rivais a Natura.

De acordo com Grynbaum, a empresa deve investir 300 milhões de reais neste ano, mesmo montante de 2018. Do total, 100 milhões de reais serão destinados à expansão de capacidade das duas fábricas em Camaçari (BA) e São José dos Pinhais (PR) e também à abertura de um quarto centro de distribuição no país, em Varginha (MG), no primeiro semestre do ano, que deverá empregar cerca de 250 pessoas.

Mais 50 milhões de reais serão investidos na evolução de lojas próprias e 100 milhões de reais em desenvolvimento das novas marcas, disse o executivo.

Ainda segundo ele, o plano é abrir 50 novas lojas no Brasil este ano, ante 62 em 2018. No exterior, o Grupo Boticário já está presente em 15 países e não há previsão de abertura de novos mercados este ano, embora a companhia esteja estudando iniciar vendas na China via comércio eletrônico.

Além disso, acrescentou Grynbaum, o Grupo Boticário abrirá duas lojas novas na Bolívia este ano e vê potencial para outras inaugurações na Colômbia e em países da América Central.

Questionado sobre uma eventual abertura de capital, o presidente do Boticário afirmou que a companhia tem geração de caixa suficiente para conduzir os investimentos.

"Não temos nada contra esse modelo, mas cada organização tem sua estratégia e temos nossos modelos acertados...Apesar de sermos uma empresa de capital fechado, temos práticas ultramodernas de gestão", disse Grynbaum.