IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

GM anuncia investimento de R$10 bi para suas 2 fábricas em SP

19/03/2019 12h53

SÃO PAULO (Reuters) - A montadora norte-americana de veículos General Motors anunciou nesta terça-feira que investirá 10 bilhões de reais em duas de suas fábricas no Estado de São Paulo nos próximos cinco anos, revertendo um plano inicial de fechar as unidades, o que custaria cerca de 65 mil empregos.

Sob o novo plano, a GM investirá em suas fábricas localizadas em São Caetano do Sul e São José dos Campos, que vinham sofrendo com a falta de investimento nos últimos anos.

A montadora lider de vendas no mercado brasileiro alertou os funcionários de que tem enfrentado grandes prejuízos, acrescentando que "sacrifícios" serão necessários.

"Quando embarcamos nesse caminho em dezembro passado, tivemos um problema sério, que era o futuro de novas fábricas em São Paulo", disse o presidente-executivo da GM na América do Sul, Carlos Zarlenga, a jornalistas. Ele acrescentou que inicialmente duvidou que houvesse alguma maneira de manter as fábricas abertas.

A coletiva de imprensa foi convocada pelo governador de São Paula, João Doria.

O anúncio da GM acontece menos de duas semanas após o governo paulista lançar um e incentivo fiscal, com redução das alíquotas de ICMS para novos investimentos que forem feitos por montadoras de veículos na região. O benefício vale para investimentos de ao menos 1 bilhão de reais, com a desconto subindo, podendo chegar a 25 por cento quando o montante superar 10 bilhões de reais.

(Reportagem de Marcelo Rochabrun)