IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petrobras reduz preço médio do diesel em 1,52%; mantém o da gasolina

19/03/2019 13h10

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras reduzirá em 1,52 por cento o preço médio do diesel em suas refinarias a partir de quarta-feira, para 2,1120 reais por litro, menor valor em quase um mês, segundo informações no site da companhia nesta terça-feira.

O valor médio do diesel será o mais baixo desde 22 de fevereiro, quando a Petrobras comercializava o combustível fóssil a 2,0505 reais por litro.

É a segunda queda do diesel na semana. Nesta terça-feira, a companhia havia reduzido em 1,94 por cento o valor médio do combustível, após ele ter sido comercializado por sete dias a uma máxima de mais de quatros meses, a 2,1871 reais por litro.

A gasolina, por sua vez, será mantida em 1,8326 real por litro, ainda o maior valor médio desde 2 de novembro do ano passado, quando o combustível foi comercializado a 1,8466 real por litro, segundo dados da estatal.

A política de preços da Petrobras prevê que a empresa realize reajustes conforme considerar necessário, sempre em busca de seguir a paridade internacional, além da rentabilidade.

A petroleira utiliza para cálculo indicadores como câmbio e barril do petróleo, além de mecanismos de hedge para aliviar a frequência dos reajustes.

Os contratos futuros do petróleo subiam para novas máximas de 2019 nesta terça-feira, apoiados pelos cortes de oferta da Opep e pela queda na produção do Irã e da Venezuela, devido às sanções dos Estados Unidos.

(Por Marta Nogueira)