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Com o 737 MAX suspenso, companhias aéreas enfrentam desafios diários de logística

20/03/2019 16h09

Por Tracy Rucinski e Allison Lampert

CHICAGO/MONTREAL (Reuters) - Após a suspensão global dos jatos 737 MAX da Boeing, as companhias americanas e canadenses que voam com as aeronaves de 175 assentos enfrentam um novo desafio logístico todos os dias: quais voos cancelar e quais cobrir com outras aeronaves.

A Southwest Airlines e a American Airlines, as duas maiores operadoras da aeronave nos Estados Unidos, reforçaram suas reservas e equipes de operações para descobrir como espalhar os voos cancelados em suas redes.

A American Airlines, por exemplo, tinha a maioria de seus 24 jatos MAX voando de e para Miami, onde os fatores de carga estavam cheios durante a temporada de férias de primavera.

"Não podemos simplesmente cancelar todos esses voos, então o objetivo é espalhar os cancelamentos em todo o nosso sistema para impactar a menor quantidade de clientes", disse Ross Feinstein, porta-voz da American Airlines.

Isso significa que um voo da American Airlines de Miami para o Caribe inicialmente programado para um 737 MAX pode agora voar em um 737-800 com configuração de assento similar, enquanto o voo do 737-800 é cancelado.

"É um desafio explicar aos clientes que não estavam previamente registrados no MAX porque o voo deles foi cancelado", disse Feinstein.

Não está claro por quanto tempo a suspensão vai durar. As entregas também estão suspensas, o que significa um impacto adicional para as companhias aéreas devido ao recebimento de mais jatos neste ano.