IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mercado europeu acelera quedas no fechamento e conclui pior semana do ano

22/03/2019 17h55

22 Mar (Reuters) - Os mercados acionários europeus aprofundaram as perdas nesta sexta-feira, fechando perto das mínimas da sessão, afetados por temores de desaceleração no crescimento global após dados industriais fracos de toda a Europa serem exacerbados por números fracos também nos Estados Unidos.

Depois que o dado bastante negativo sobre a atividade manufatureira da Alemanha reacendeu os temores de uma recessão na maior economia europeia, a inversão da curva de juros nos Estados Unidos, na esteira de dados similares dos EUA, alimentou temores de que a maior economia do mundo também esteja entrando em recessão.

O índice pan-europeu STOXX 600, que havia subido diante do alívio na prorrogação do prazo do Brexit, caiu pelo terceiro dia. O índice fechou em baixa de 1,2 por cento, na semana acumulando queda de 1,3 por cento, a mais forte neste ano para esse período.

A leitura preliminar do índice de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) para o setor manufatureiro da zona do euro também mostrou que as empresas tiveram um desempenho muito pior do que o esperado neste mês, enquanto a atividade empresarial francesa desacelerou inesperadamente.

A volatilidade implícita --clássica medida do "medo" e que acompanha a demanda por opções nas ações europeias-- alcançou uma máxima em mais de nove semanas. A alta semanal foi a mais forte em um ano.

"Com os vários obstáculos enfrentados pelo setor manufatureiro na Alemanha --incluindo uma desaceleração no setor automotivo, Brexit, comércio EUA-China e uma desaceleração econômica global-- há pouco elementos que gerem otimismo", disse Craig Erlam, analista sênior de mercado da Oanda.

  • Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 2,01 por cento, a 7.207 pontos.
  • Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,61 por cento, a 11.364 pontos.
  • Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 2,03 por cento, a 5.269 pontos.
  • Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,38 por cento, a 21.078 pontos.
  • Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,67 por cento, a 9.199 pontos.
  • Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 2,04 por cento, a 5.160 pontos.