IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Arábia Saudita diz que reunião em maio definirá necessidade de estender cortes de petróleo

08/04/2019 10h19

Por Rania El Gamal e Stephen Kalin

RIAD (Reuters) - O ministro da Energia da Arábia Saudita afirmou nesta segunda-feira que é prematuro dizer se existe um consenso entre a Opep e seus aliados para estender os cortes na oferta de petróleo, mas que uma reunião no próximo mês será fundamental.

Um comitê conjunto da Opep e aliados conhecido como JMMC deve se reunir em maio. A Arábia Saudita e a Rússia são membros do painel, que inclui outros grandes produtores de petróleo que participaram de um acordo global de corte de fornecimento no ano passado, como Iraque, Emirados Árabes Unidos, Kuweit, Nigéria e Cazaquistão.

"O JMMC será um ponto chave de decisão porque certamente saberemos onde está a visão de consenso e, mais importante, antes de pedirmos consenso, saberemos onde estão os fundamentos", disse o ministro da Energia da Arábia Saudita, Khalid al-Falih.

"Acho que maio será o mês chave", acrescentou ele.

Os estoques de petróleo continuam acima da média, mas o mercado está a caminho do reequilíbrio, disse Falih.

"Não acho que precisaremos (fazer mais)... O mercado está a caminho do equilíbrio. Fizemos muito mais do que outros", acrescentou, referindo-se à possibilidade de a Arábia Saudita reduzir ainda mais a produção em relação a sua meta sob o acordo global.