Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Aramco negocia compra de fatia em negócio de refino da indiana Reliance

17/04/2019 09h07

Por Rania El Gamal e Nidhi Verma

DUBAI/NOVA DÉLHI (Reuters) - A gigante estatal do petróleo Saudi Aramco, maior produtora do mundo, está em negociações para comprar uma fatia minoritária no negócio de refino e petroquímicos da indiana Reliance Industries Ltda., disseram fontes com conhecimento do assunto nesta quarta-feira.

O jornal local Times of India havia publicado antes que a Aramco estava em conversas para comprar até 25 por cento da empresa, em negócio avaliado em entre 10 e 15 bilhões de dólares, o que colocaria o valor da unidade de refino e petroquímicos em entre 55 e 60 bilhões de dólares.

As discussões da Aramco com a Reliance são "sérias", disse uma fonte. Outra fonte disse que as conversas com a Reliance até o momento são por uma participação de 25 por cento no negócio.

"A Reliance ofereceu um negócio integrado- uma fatia em refinarias existentes e a refinaria planejada de 600 mil barris por dia (Jamnagar), além do negócio do petroquímicos", disse a segunda fonte.

O presidente-executivo da Aramco, Amin Nasser, disse em fevereiro que a companhia saudita estava em conversas sobre possíveis investimentos em projetos indianos envolvendo empresas que incluíam a Reliance.

A Aramco e a Reliance recusaram-se a comentar nesta quarta-feira.

A Reliance, controlada pelo homem mais rico da Ásia, Mukesh Ambani, é a maior companhia de refino e petroquímicos da Índia. Ela opera um complexo de refino de 1,4 milhão de barris por dia em Jamnagar, para o qual há planos de expansão para 2 milhões de bpd até 2030.

A Aramco tem expandido seus negócios em refino e petroquímica pelo mundo, com a assinatura de novos negócios e a ampliação de plantas existentes.