Aramco negocia compra de fatia em negócio de refino da indiana Reliance
Por Rania El Gamal e Nidhi Verma
DUBAI/NOVA DÉLHI (Reuters) - A gigante estatal do petróleo Saudi Aramco, maior produtora do mundo, está em negociações para comprar uma fatia minoritária no negócio de refino e petroquímicos da indiana Reliance Industries Ltda., disseram fontes com conhecimento do assunto nesta quarta-feira.
O jornal local Times of India havia publicado antes que a Aramco estava em conversas para comprar até 25 por cento da empresa, em negócio avaliado em entre 10 e 15 bilhões de dólares, o que colocaria o valor da unidade de refino e petroquímicos em entre 55 e 60 bilhões de dólares.
As discussões da Aramco com a Reliance são "sérias", disse uma fonte. Outra fonte disse que as conversas com a Reliance até o momento são por uma participação de 25 por cento no negócio.
"A Reliance ofereceu um negócio integrado- uma fatia em refinarias existentes e a refinaria planejada de 600 mil barris por dia (Jamnagar), além do negócio do petroquímicos", disse a segunda fonte.
O presidente-executivo da Aramco, Amin Nasser, disse em fevereiro que a companhia saudita estava em conversas sobre possíveis investimentos em projetos indianos envolvendo empresas que incluíam a Reliance.
A Aramco e a Reliance recusaram-se a comentar nesta quarta-feira.
A Reliance, controlada pelo homem mais rico da Ásia, Mukesh Ambani, é a maior companhia de refino e petroquímicos da Índia. Ela opera um complexo de refino de 1,4 milhão de barris por dia em Jamnagar, para o qual há planos de expansão para 2 milhões de bpd até 2030.
A Aramco tem expandido seus negócios em refino e petroquímica pelo mundo, com a assinatura de novos negócios e a ampliação de plantas existentes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.