Iraque tem planos de contingência caso importações de gás do Irã sejam paralisadas
BAGDÁ (Reuters) - O Iraque tem planos de contingência para qualquer paralisação das importações de gás iraniano, mas espera que tal interrupção não ocorra, disse o ministro do Petróleo, Thamer Ghadhban, nesta quinta-feira.
Ele também disse que a próxima reunião do comitê de monitoramento ministerial da Opep na Arábia Saudita deve avaliar o comprometimento dos Estados membros com a atual redução da produção e que os atuais preços e mercados de petróleo estão estáveis.
A Turquia pediu que ao Iraque para comprar mais de seu petróleo, acrescentou Ghadhban, falando a jornalistas em Bagdá, um dia depois que o primeiro-ministro iraquiano, Adel Abdul Mahdi, viajou à Turquia para se encontrar com o presidente Tayyip Erdogan.
Os comentários de Ghadhban vêm em momento em que os Estados Unidos aumentam a pressão sobre o Irã, vizinho e aliado do Iraque, especialmente sobre as exportações de petróleo, alvo de sanções.
O Iraque depende muito das importações de gás iraniano para o fornecimento de eletricidade, que sofre com uma demanda maior do que o habitual durante os meses quentes do verão.
A falta de eletricidade foi uma queixa dos manifestantes em protestos que acabaram em violência no centro de petróleo de Basra, no Iraque, no ano passado.
(Por Ahmed Rasheed)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.