IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Órgão regulador de bancos da China alerta para "perdas pesadas" a quem especular sobre iuan

25/05/2019 18h38

PEQUIM (Reuters) - O órgão de regulamentação de bancos e seguros da China disse, neste sábado, que não espera um declínio persistente no iuan e alertou que os especuladores que pretendiam fazer uma venda descoberta sofrerão “perdas pesadas” se apostarem contra a moeda.

O iuan perdeu mais de 2,5% do valor contra o dólar desde que a guerra comercial entre China e Estados Unidos intensificou-se no começo do mês. Agora, está a menos de um décimo de iuan de chegar à proporção 7 para 1 em relação ao dólar, que as autoridades indicaram no passado como o patamar mínimo.

“A flutuação em curto prazo do iuan é normal, mas, em longo prazo, os fundamentos econômicos da China determinam que o iuan não será depreciado persistentemente”, afirmou Xiao Yuanqi, porta-voz da Comissão Regulatória de Bancos e Seguros da China (CBIRC), em um fórum de finanças em Pequim. 

“Aqueles que especulam e fazem venda descoberta do iuan certamente sofrerão pesadas perdas.”

Xiao estava lendo um roteiro preparado pelo presidente da comissão e chefe do Partido Comunista do Banco do Povo da China (PBOC), Guo Shuqinq. Guo deveria discursar no mesmo fórum, mas não conseguiu comparecer por causa de compromissos de última hora.

Fontes disseram à Reuters que o banco central da China usará intervenção em moedas estrangeiras e mecanismos de políticas monetárias para deter o enfraquecimento do iuan além da proporção 7 a 1 com o dólar em curto prazo. 

(Por Cheng Leng, Yawen Chen e Ryan Woo)