IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Investimento em renováveis na Ásia deve ultrapassar óleo e gás em 2020, diz consultoria

27/05/2019 11h19

Por Henning Gloystein

CINGAPURA (Reuters) - O investimento em energia renovável na região Ásia-Pacífico deverá ultrapassar os aportes na exploração de petróleo e gás em 2020, disse a consultoria Rystad Energy nesta segunda-feira.

O total de gastos de capital com renováveis deverá crescer para mais de 30 bilhões de dólares na região em 2020, disse a consultoria, o que seria mais que os recursos previstos para exploração e produção de petróleo e gás natural.

Índia, Austrália, Japão, Vietnã e Coreia do Sul serão os principais destinos para os investimentos na Ásia, ainda de acordo com a Rystad.

A empresa foca a China em separado, e por isso o país não está incluído no levantamento. A China é o maior investidor global em renováveis e também um dos principais atores no setor de petróleo e gás.

Os investimentos em renováveis está sendo apoiado por políticas governamentais na região, para projetos solares e eólicos.

"Destaque-se que a maioria (dos países) tem grandes metas sobre a inclusão de fontes renováveis em suas matrizes elétricas, com as correspondentes políticas de apoio", disse o chefe de renováveis da Rystad, Gero Farruggio.

A Rystad disse ainda que uma grande mudança na indústria de renováveis foi a entrada de grandes empresas de petróleo e gás como investidoras no setor.

"Em 2020, é viável que as grandes petroleiras sejam os desenvolvedores dominantes de renováveis na Austrália", afirmou Farruggio, dizendo que elas estão construindo portfólios consideráveis de projetos eólicos offshore, solares e de armazenamento na região.

Ele destacou ainda que a petroleira malasiana Petronas e a anglo-holandesa Shell também fizeram movimentos recentes no setor de renováveis da Índia.