IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Zona do euro ensaia integração econômica maior, mas rejeita ideias essenciais

14/06/2019 10h17

Por Jan Strupczewski e Francesco Guarascio

LUXEMBURGO, 14 June (Reuters) - Ministros das Finanças da União Europeia deram pequenos passos rumo a uma integração econômica maior da zona do euro nesta sexta-feira, mas não chegaram a um acordo sobre aspectos centrais de um orçamento planejado para a zona do euro – um revés para o presidente francês, Emmanuel Macron, que capitaneou a proposta.

Em 2017, Macron incentivou os 19 países que usam o euro a criarem seu próprio orçamento, correspondente a vários pontos percentuais da produção da zona do euro, para ajudar a estabilizar a economia.

    Em dezembro, líderes da UE concordaram que "um instrumento orçamentário de competitividade e convergência" deveria existir, e depois deixaram que seu financiamento, tamanho, governança e propósito fossem decididos por seus ministros das Finanças até sua próxima cúpula, em junho.

"Mais trabalho é necessário, mas hoje demos uma série de pequenos passos que, combinados, resultam em progresso real", disse o presidente do grupo de ministros, Mario Centeno, em entrevista à imprensa.

    Macron havia proposto financiar o Orçamento da zona do euro com o Orçamento existente da UE e novos impostos contingenciados. A Holanda rejeitou a ideia geral de um orçamento separado da zona do euro, de fontes de financiamento externas com exceção do Orçamento da UE e de sua utilização para estabilizar economias.

    Depois de conversas que atravessaram a noite, nenhuma opção foi excluída explicitamente. Os debates sobre as fontes de financiamento, portanto sobre o tamanho, continuarão, e também sobre a possibilidade de usar o fundo para a estabilização.

    "Nenhum caminho para este instrumento orçamentário foi fechado ontem", disse Centeno. "Não excluímos qualquer dimensão, e isso é o importante".

    Os 27 ministros da UE que participaram das conversas concordaram com uma lista de princípios para o Orçamento, que apresentarão a líderes da UE na semana que vem.