Bolsonaro indica Velloso Filho para cargo de ministro substituto do TSE
(Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro indicou o advogado Carlos Mário Velloso Filho para compor o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informou o Diário Oficial da União desta sexta-feira.
Velloso Filho ocupará vaga de juiz substituto aberta devido à nomeação de Sérgio Silveira Banhos para o cargo de juiz titular da corte, de acordo com o decreto.
O advogado é filho do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Velloso, que também já presidiu o TSE.
Velloso Filho é formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e já atuou como conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e como vice-presidente da OAB-DF. Atualmente, integra o Conselho Superior do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e o Conselho Curador do Instituto Victor Nunes Leal (IVNL), de acordo com perfil no site do TSE.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é composto por, no mínimo, sete ministros titulares, sendo que três ministros efetivos são provenientes do STF, dois são do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são da classe dos advogados -- cada um desses últimos nomeados pelo presidente da República a partir de lista tríplice encaminhada pelo STF.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.