IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China diz que "grande esforço" é necessário para atingir meta de produção industrial de 2019

23/07/2019 08h20

PEQUIM (Reuters) - O Ministério da Indústria da China disse nesta terça-feira que "grandes esforços" serão necessários para atingir a meta de crescimento da produção industrial deste ano, já que o protecionismo comercial tem pesado sobre as exportações e obscurecido as perspectivas para a segunda maior economia do mundo.

As reformas em curso e a reestruturação dos setores industriais do país representam desafios adicionais, disse o vice-ministro da Indústria e Tecnologia da Informação, Xin Guobin, a jornalistas em uma entrevista coletiva em Pequim.

O crescimento econômico da China desacelerou para 6,2% no segundo trimestre, ritmo mais fraco em pelo menos 27 anos, à medida que a demanda interna e externa desacelerou diante da crescente pressão comercial dos Estados Unidos.

Pequim disse que ainda pode atingir sua meta de crescimento de 2019 entre 6% e 6,5% e continua a implementar medidas de estímulo para impulsionar a atividade.

A China estabeleceu uma meta de crescimento da produção industrial em 2019 de 5,5% a 6,0%.

O crescimento da produção caiu para uma mínima de 17 anos de 5,0% em maio ante o ano anterior, mas se recuperou para 6,3% em junho. Ainda assim, os analistas não têm certeza se os ganhos são sustentáveis, com a guerra comercial entre a China e os EUA ainda em alta e pesquisas mostrando que as novas encomendas continuam encolhendo.

A produção cresceu 6% no primeiro semestre do ano, disse Xin, acrescentando que o país ainda enfrenta desafios significativos na estabilização da produção, dada uma grande queda no crescimento das exportações de produtos industriais.

(Por Stella Qiu e Ryan Woo)