IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Investigação dos EUA encontra possíveis falhas no controle do Deutsche Bank, dizem fontes

Luke MacGregor/Reuters
Imagem: Luke MacGregor/Reuters

Por Mark Hosenball, Matt Scuffham e John O'Donnell

Em Londres e Nova York

06/09/2019 14h15

Uma investigação do Congresso dos Estados Unidos identificou possíveis falhas no controle de lavagem de dinheiro do Deutsche Bank em transações de milionários russos, após o banco ter entregado grande volume de registros de transações, e-mails e outros documentos, disseram três pessoas a par do assunto.

A investigação apontou casos em que funcionários do Deutsche Bank nos EUA denunciaram receios sobre clientes russos, mas foram ignorados pelos gerentes, disseram duas pessoas.

Os legisladores também estão investigando se o Deutsche Bank facilitou a transferência de fundos ilegais para os Estados Unidos agindo como um banco correspondente, no qual processa transações para terceiros, disse uma das fontes.

A investigação do Congresso, cujas conclusões iniciais não foram divulgadas, está em estágio inicial e ainda não está claro se levará a alguma ação contra o banco, disseram as três fontes.

Um porta-voz do Deutsche Bank, Troy Gravitt, disse que o banco não pode comentar o trabalho dos comitês do Congresso, mas segue comprometido em cooperar com as investigações.

Abordando as deficiências do passado no controle do banco, o porta-voz disse: "Trabalhamos para resolvê-las, tomamos medidas disciplinares com relação a certos indivíduos e revisamos os processos de integração e monitoramento de nossos clientes".

O Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados se recusou a comentar.

Em 2017, o Deutsche Bank aceitou pagar a reguladores dos EUA e do Reino Unido 630 milhões de dólares em multas por coordenar 10 bilhões de dólares em negociações fraudulentas que poderiam ter sido usadas para lavar dinheiro da Rússia. Duas das fontes disseram que as conclusões preliminares da investigação podem ter alguma sobreposição com o caso.