IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Índices acionários da Europa caminham para 4ª semana de ganhos após estímulo do BCE

13/09/2019 08h28

Por Sagarika Jaisinghani e Susan Mathew

(Reuters) - Os índices acionários da Europa avançavam pelo quarto dia consecutivo nesta sexta-feira, com sinais de progresso nas negociações comerciais entre Estados Unidos China sustentando as bolsas após uma resposta mista do mercado aos estímulos do Banco Central Europeu (BCE) no dia anterior.

Às 8:16 (horário de Brasília), o índice FTSEEurofirst 300 subia 0,2%, a 1.537 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhava 0,25%, a 391 pontos.

O chefe do BCE, Mario Draghi, disse aos governos que façam mais para revitalizar uma enfraquecida economia da zona do euro. Na véspera, o BCE reduziu as taxas de juros para território ainda mais negativo e prometeu estímulo monetário por tempo indefinido, deixando sua sucessora de mãos atadas nos próximos anos.

As ações de bancos, que patinaram após a decisão do banco central, subiam nesta sexta-feira, com analistas citando a flexibilização dos termos dos empréstimos de longo prazo para bancos e a introdução de uma taxa de depósito diferenciada como uma compensação pelos juros negativos.

As preocupações persistem sobre até que ponto o estímulo do banco central pode impulsionar o crescimento econômico ou impedir que a maior economia da zona do euro --a Alemanha-- entre em recessão. O instituto Ifo cortou sua previsão de crescimento para a Alemanha em 2019 na quinta-feira, prevendo uma recessão no terceiro trimestre.

As ações de commodities e do setor automotivo, sensíveis ao comércio, foram impulsionadas por novas indicações de que uma guerra comercial prolongada entre os Estados Unidos e a China está se acalmando.

Depois que Pequim e Washington fizeram concessões tarifárias entre si, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que poderia considerar um acordo comercial provisório com a China antes das negociações de alto nível em outubro.