Índia tem monções mais volumosas em 25 anos; chuvas ajudam safras de inverno
Por Rajendra Jadhav
MUMBAI (Reuters) - As chuvas de monção na Índia ficaram 10% acima da média em 2019, configurando-se também nas mais elevadas em 25 anos, já que as chuvas sazonais continuaram mais do que o esperado, informou o departamento meteorológico nesta segunda-feira.
As chuvas das monções de junho a setembro ajudarão os agricultores a expandir áreas cultivadas no inverno, como trigo, colza e grão de bico, melhorando seu potencial de ganhos e ajudando a reviver a morna demanda rural que afetou o crescimento econômico indiano.
As monções mais longas também poderiam reabastecer os reservatórios e ajudar a restaurar águas subterrâneas, ajudando a diminuir a escassez de água no país de 1,3 bilhão de pessoas.
Mas as chuvas fortes em algumas áreas danificaram as culturas semeadas no verão, como algodão, soja e leguminosas que estão próximas da colheita.
A monção fornece cerca de 70% da precipitação anual da Índia e determina a produção de arroz, trigo, cana-de-açúcar e oleaginosas, como a soja.
A agricultura é responsável por cerca de 15% da economia de 2,5 trilhões de dólares da Índia, mas emprega mais da metade de sua população.
É pouco provável que as chuvas comecem a recuar antes do início de outubro, mais de um mês depois do habitual, disse o chefe do escritório meteorológico na sexta-feira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.