IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

MP que desobriga publicação de balanços em jornais é "correta", afirma secretário

19/11/2019 14h47

Por Gabriel Ponte

BRASÍLIA (Reuters) - O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, afirmou nesta terça-feira que, caso o governo federal decida reenviar ao Congresso Nacional a Medida Provisória (MP) que desobriga a publicação de balanços empresariais em jornais impressos, a equipe econômica trabalhará "melhor" pelo texto.

"A exposição de motivos dessa MP foi escrita na SPE (Secretaria de Política Econômica) e me convence. As empresas gastam, em média, 1 milhão de reais por ano para publicar esses balanços. Alguém aqui acha que pessoas se informam sobre balanço de empresa olhando em jornal impresso? Isso não acontece mais. Acontece em sites", disse.

Na semana passada, a comissão mista que analisava a questão rejeitou o relatório, favorável à proposta, da senadora Soraya Thronicke (PSL-MS).

Sachsida, porém, considerou a medida favorável ao mercado. "O que posso dizer, com transparência, é que a medida tecnicamente está correta. Se sofreu resistência no Congresso, é porque em algum momento nossa secretaria falhou", ponderou.

Ele disse, entretanto, que, uma vez que a SPE se trata de um "núcleo técnico", não cabe à secretaria a decisão de reenviar a MP ao Congresso. "(A decisão) certamente não é minha. Cabe ao núcleo político", finalizou.