IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar tem pouca movimentação ante real com otimismo comercial e à espera de dados dos EUA

06/12/2019 10h04

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar tinha pouca movimentação contra o real nesta sexta-feira, abaixo dos 4,20 reais, à espera de dados importantes sobre o emprego nos Estados Unidos em dia de apetite por risco levemente melhor no exterior após comentários otimistas do presidente norte-americano, Donald Trump, sobre o comércio com a China.

Às 10:00, o dólar recuava 0,17%, a 4,1812 reais na venda.

Na quinta-feria, a moeda norte-americana recuou 0,33%, a 4,1883 reais na venda, menor patamar para fechamento em três semanas.

O contrato mais negociado de dólar futuro tinha leve queda de 0,06%, a 4,1875 reais.

Nesta sexta-feira, os negócios eram marcados por uma melhora no sentimento de risco depois que Donald Trump sinalizou otimismo em relação a sua prolongada disputa comercial com a China.

"Está indo muito bem", disse Trump a repórteres na quinta-feira quando questionado sobre as negociações, em uma repetição de comentários feitos na quarta-feira. No início da semana, no entanto, Trump abalou os mercados globais quando disse que um acordo poderia ter de esperar até depois das eleições norte-americanas de 2020.

"O número abaixo de 4,20 reais que vemos hoje reflete o humor positivo por causa das notícias comerciais", disse Fernanda Consorte, estrategista de câmbio do banco Ourinvest.

Segundo ela, a divulgação de importantes dados de emprego dos Estados Unidos ainda nesta sexta feira era foco dos investidores. "O mercado está esperando o 'payroll' dos EUA pra ver se há alguma mudança significativa."

Os dados serão um bom termômetro para a saúde do mercado de trabalho norte-americano, que tem sido um dos motores da resiliência da econômia dos EUA. A expectativa dos economistas é de criação de 180 mil vagas nas contratações fora do mercado agrícola dos Estados Unidos, ante 128 mil postos em outubro.

No exterior, o dólar rondava a estabilidade contra uma cesta de rivais. Ante divisas emergentes pares do real, como o peso mexicano e o rand sul-africano, a moeda norte-americana registrava quedas leves.

O Banco Central vendeu nesta sessão todos os 10 mil contratos de swap cambial reverso e todos os 500 milhões de dólares em moeda à vista ofertados.